quarta-feira, 10 de março de 2010

Dar a vida por...

Era o lema discutido todos os dias por um grupo de amigos que tinha como propósito de vida ajudar o próximo. Pensavam que estavam salvos porque davam comida pro pobres, enchia as crianças de brinquedos, visitavam bairros carentes, cortavam cabelos de graça.... Assistência social, era o lema que eles tinham como estilo de vida. O problema era que quando eles iam embora, os cabelos cresciam, a comida faltava, as bonecas perdiam suas cabeças, os carrinhos perdiam suas rodas. As crianças voltavam pra o seu mundo sem esperança e esperava o próximo dia da criança quando " a Igreja fazia sua boa ação".
Antes disso era bem mais triste. Os que conheciam a Bíblia tinham como alvo, salvar "almas" nossa que chique heim? que grande poder deram a essas pessoas. Salvar almas é pra quem pode...Viajavam horas pra um lugar onde ninguém conhecia Jesus, apresentavam o Salvador, como o "pão da vida" e enquanto eles pregavam as crianças pensavam: " o que é pão?" Morrendo de fome, as crianças esperavam cair balas, doces, biscoitos ou até mesmo esse tal de pão do bolso dos missionários. Mas nada acontecia, Eles ouviam mas não escutavam uma só palavra sobre Esse Jesus, só pensavam e comer, comer, comer.
Missão integral. Era o ministério de Jesus. Ele veio pra um povo que realmente precisava de sua ajuda. Ele veio pra matar a fome. Pra cuidar das crianças. Mas não era algo efêmero era algo eterno. quando ele resolvia salvar, Ele salvava pra valer, pensava no ser humano por completo... dores, doenças, fome, Jesus eliminava tudo que estava incomodando. O principio da eternidade era a base de sua missão. Dar a vida por... isso é o verdadeiro amor.

Milena

7 comentários:

  1. Bom enquanto a população ``crescer e multiplicar´´ com muita certeza teremos fome,miséria e outras chagas,não existem mais recursos suficientes no planeta não é uma questão somente de sistema financeiro ou caridade se trata de questão de demografia também.
    Quanto a religião que papel tem a caridade no cristianismo por exemplo, mesmo que seja um valor humano subjetivo como outros tantos que existem nas religiões,o que um missionário,padre ,pastor o até um rabino podem falar de caridade, o Paulo de Tarso falava em caridade enfim existe o papel para caridade na religião ou se trata de elemento de discurso, e qual a amplitude da caridade como valor ético e moral para vida prática e para o cotidiano, ou na religião não deve se pensar em cotidiano em ética,moral e respeito aos semelhantes e apenas se pensar na ``vida após a morte´´ são valores Milena nós humanos aprendemos a dar valor ou não as nossas ``certezas´´ ainda que não exista núcleo perpetuo de ``certezas´´ ou ``teorias´´ então qual seria o valor da caridade no monoteísmo.

    Abraços,
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. O valor da caridade no monoteísmo... Eu não saberia responder, se me permitem entrar na discussão. Mas sei o valor que ela tem no cristianismo. A caridade é central no cristianismo. Pois o amor é central, e amor é ação. O amor em ação, costumamos chamar de caridade. E quando amamos o próximo não queremos que ele sofra, nem de dores desse mundo nem da eternidade. Não adianta "apenas" alimentar o povo, ou "apenas" pregar o evangelho. Por isso a maneira mais equilibrada de ajudar esse mundo, é oferecer o que falta, comida, trabalho... ou seja, a caridade e as ações de assistência social que todo mundo conhece. Mas sem esquecer que há algo maior e mais duradouro que esse mundo. Apresentar o Amor de Deus é preciso. Essa foi a maneira que Jesus agiu. Ele é o exemplo, pelo menos pros Cristãos, obviamente.

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Cecília falo de monoteísmo judio-cristão por isso entendo da mesma matriz, Paulo de Tarso que fala da caridade era um semita, aceito que no cristianismo a caridade seja central apenas não vejo isso na prática,todavia o discurso de vida bem aventurada após a morte é bem mais forte e como conciliar os discursos, você me fala do Cristo,daí o problema se torna ainda maior o Cristianismo se preocupa com o legado moral, ético e prático do Cristo?Ou o Cristianismo de nossos tempos é apenas um ``escapismo´´ social para o problema da morte e eternidade,enfim são questões práticas para mim e nas questões práticas o monoteísmo não se difere um do outro tanto quanto as pessoas pensam.

    ResponderExcluir
  4. E pensando melhor nem no politeísmo visto que em varias religiões assim chamadas de politeístas tem o componente do eterno também.
    Ou seja Cristianismo só tem valor quanto é prático quanto o sujeito ``imita´´ o Cristo pois componentes comuns todas as crenças tem ou melhor dizendo todo homem tem ``coisinhas´´ em comum.



    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gente fico Feliz pela discussão.. nem sabia que geraria tanta Polêmica.. Vlw Bruno pelo comentário... e Valeu cecília pelo Lindo comentário e testemunho de sua fé que eu também divido contigo.
    Bruno em relação Aos seus textos vc tem ra~zao em parte e é justamente esse sentido do texto é uma critica ao comportamento Anti- Cristão que muitas igrejas tem realizado...e prque não dizer muitos crentes tb.. bjão a todos

    ResponderExcluir
  6. Disse tudo em seu texto Milena!
    Já não me importo com teologia, apenas sei que existem pessoas passando por necessidade física e espiritual. Sei que como um ser da minha espécie, é justo que eu o ajude, apenas por ser humano, agora, se tratando de cristão, sei que o cara que eu sigo assim faria, então também devemos fazer. Antes, era a ajuda como o bom samaritano, hoje, da pra ampliar o trabalho com Ong´s e toda espécie de mobilização para ajudar os que sofrem!

    Então, mãos a obra!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza Tchelo!! Pra Ajudar não precisamos de Titulo, de faculdade, de Diploma, Agente só precisa Imitar Jesus!!!

    Vlw

    ResponderExcluir