sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quem faz Teologia?


Me lembro das aulas onde a experiência falava mais alto que qualquer doutrina ou estudo sobre Deus. Não adiantava aluno querer discutir com professor que viveu algo único com Deus. A Frase mais falada e ouvida era "Estou em crise". Não deixou de ser.
Os anos se passaram, e a frase ainda é usada, repetida, e , na maioria das vezes, não resolvida. Afinal de contas, tentamos esquece-la, supera-la e não adiantou de nada. quando menos esperamos lá vem ela de novo. a tal da crise. Ela vem quando estamos bem, na maioria das vezes ela vem porque nós mesmos criamos. Esperai, então quer dizer que queremos ter a crise?
Ja resolvemos quase tudo, e ela surge pra inventar mais alguma coisa ainda não resolvida... Mas temos a frase geradora de soluções, que indica que tudo se resolverá..." Deus proverá".
Se Deus proverá é porque Ele quer prover, é porque sua provisão cabe perfeitamente em seu plano. Dá até pra ficar tranqüilo... Pensando nisso vem a idéia do conto:

Era Tarde da noite, lá vinha ela, coberta de livros, que de vez em quando escorregavam e queriam cair. Os dias se passavam e os estudos sobre Deus iam se aprimorando, cada dia melhor, cada dia mais cheio de revelações. Revelações que eram só dela, afinal Deus se revela a cada um. Ela anotava tudo que Ele lhe dizia. Conversava abertamente, com Deus e era atendida.
Suas Teologias? sempre livres de dogmas e preconceitos religiosos. Mas do que adiantava? Estavam sempre contra ela. Em outro momento teria sido uma gênio, mas não deu muito certo. Porque teologia, não é pra qualquer um. Teologia, ela concluiu: " é só pra quem entende a revelação de Deus, não é quem coloca em um papel, é apenas quem entende".

Milena.

Um comentário:

  1. postado por:Monte de pessoa.

    Milena, é incrivel a sua capacidade de filosofar, suas palavras são completamente hamoniosas com o que vc quer expressar, vc abordou um tema que muito me aflige "crises" ... sempre fico no infinito(...), buscando respostas para todas as perguntas, e isso que nós temos, a capacidade de enxergar as respostas, e até mesmo de fazer as perguntas...é pois eh...e lhe digo mais uma coisa...hakuna matata!
    ass:pessoas,muitas.

    ResponderExcluir